G77/China criticam ‘desequilíbrio’ de texto base

Data: 15/06/2010

G77/China criticam ‘desequilíbrio’ de texto base


Apesar de grande parte dos negociadores, inclusive o presidente do UNFCCC, Yvo de Boer, reconhecerem que houve avanços nas negociações e um acordo climático mundial está mais próximo, os países que integram o G77 e a China criticaram o novo texto base dizendo que ele é muito ‘desequilibrado’.

Segundo o grupo, o documento falha ao não atender os desejos dos países mais pobres, além de ser muito brando sobre os ricos. Assim, ele acaba por enfraquecer o UNFCCC e o próprio Protocolo de Quioto.

Para o G77/China, de uma forma geral, os consensos alcançados em Bonn foram todos conseguidos através da redução das metas.

Por exemplo, o objetivo de que as emissões de gases do efeito estufa atinjam seu valor máximo em 2015 foi alterado para 2020 e as metas de redução de emissões para 2050 foram alteradas de 50% a 95% para 50% a 85% com relação aos níveis de 1990.

A indignação do grupo dos países mais pobres já estava aparente desde a divulgação na semana passada de um relatório realizado pela Bolívia que mostrou que as nações ricas serão capazes de aumentar as emissões em até 8% e ainda assim permanecer dentro dos requisitos do atual acordo climático.

(CarbonoBrasil)



< voltar